[Sistema] Dano e potencial de dano

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    Mensagem por O Fundador Ter Set 10, 2019 10:27 pm

    DANO E POTENCIAL DE DANO


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    Dizem que, na Última Terra, nada é tão inocente que não possa te matar. E, se você não quer morrer, algo que você precisa estar atento é o dano que você recebe – e, possivelmente, o dano que você será capaz de ocasionar. Por isso é melhor aprender sobre esse tema, ou a prática vai te ensinar.

    DANO


    Dano diz respeito, basicamente, ao quão próximo da morte você está. Ele é medido de duas formas distintas, sendo a primeira delas a redução do total de sua vida e a segunda no seu estado. Você pode saber mais sobre estes aqui.

    O dano no universo de Condenação RPG não obedece a uma fórmula matemática, mas sim à interpretação, onde o que vale é a forma que o narrador o entende. Sendo assim, uma facada, ainda que a faca possua o mesmo potencial de dano e o golpe seja desferido pela mesma pessoa contra o mesmo inimigo, nem sempre terá o mesmo resultado. Diversos fatores podem influenciar. Toda arma, nesse sentido, é potencialmente letal.

    É importante entender que mesmo a faca mais simples pode cortar uma artéria e levar rapidamente à morte, embora seja mais provável que uma arma de melhor qualidade produza resultados mais mortíferos.

    Um dano é considerado dano crítico quando atinge um ponto vital, podendo tirar uma grande quantidade de vida do inimigo.

    Ainda assim o dano não é completamente arbitrário. Você não pode morrer de furar um dedo com uma agulha. Mas pode morrer se alguém perfurar sua garganta. O dano precisa obedecer a uma lógica.

    TIPOS DE DANO


    Nem toda forma de sofrer dano é igual, assim como nem todo material vai te ferir da mesma maneira. Existem múltiplas formas de sofrer dano no Condenação RPG, sendo as principais perfuração, corte, contusão e elemental. O tipo de dano será importante principalmente para pensar nos estados que ele ocasionará e também nas formas de resisti-lo.

    Sempre que você sofrer dano mental, este dano será computado na sua energia ao invés da vida.

    POTENCIAL DE DANO


    O potencial de dano é a forma de pensar o quanto uma arma tenderá a danificar o inimigo. Entendido de outra forma, serve como um guia. Entende-se como potencial de dano o dano ocasionado por um golpe sem agravantes realizado por um indivíduo mediano contra um alvo mediano que não ofereça resistência.

    Uma faca, assim, pode ter um potencial de dano de 10%. Quando utilizada por um indivíduo cujos atributos sejam todos F contra um alvo com os mesmos atributos, sendo que o golpe foi desferido numa postura onde ambos se encontravam parados de frente um para o outro e o alvo não ofereça nenhuma resistência, o corte ocasionado tenderá a produzir o referido dano. Nesse sentido, o sangramento que poderá resultar do corte não está calculado por esse potencial – ele é um resultado de um estado.

    Perceba que, nesse caso, não são considerados a técnica do atacante, nem a resistência ou a armadura do alvo, muito menos se ambos estavam em movimento, se um estava avançando ou o outro recuando, o local do golpe, etc. Esses aspectos, que podem alterar completamente o valor do dano, ficam a critério da interpretação. Entretanto, espera-se que o resultado não desvie demasiadamente do potencial.

    A tabela abaixo ajuda a entender a evolução do potencial e como parâmetro:
    EXEMPLOS DE POTENCIAL DE DANO
    FONTE
    POTENCIAL DE DANO
    Soco (força F)
    3%
    Soco (força E)
    6%
    Soco (força D)
    9%
    Soco (força C)
    12%
    Soco (força B)
    25%
    Soco (força A)
    50%
    Soco (força S)
    100%
    Faca (rudimentar)
    10%
    Martelo de guerra (bom)
    30%
    Espada curta (excepcional)
    50%
    Bola de fogo (nível 1)
    15%
    Orbe de fogo (nível 2)
    30%
    Meteoro de fogo (nível 3)
    100%

    Alguns pontos a observar:

    O potencial de dano nunca será acima de 100%, o que não significa que resistir a um potencial assim seja igual em todos os casos. Os danos na tabela acima são considerados levando em consideração alguém que não tenha proteção e não ofereça resistência, mas também um golpe não habilidoso e não preciso. Sendo assim, outros atributos além da força ou mesmo perícias contribuem significativamente para o aumento do dano. A qualidade do item também é importante.

    Portanto, o potencial de dano é uma referência, não uma regra.

      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 1:17 pm