[Sistema] Habilidades e desenvolvimento

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    Mensagem por O Fundador Dom Fev 24, 2019 8:03 pm

    HABILIDADES E DESENVOLIMENTO


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    Você mergulhou na grande biblioteca através curvas e lugares escuros e, por fim, encontra uma prateleira contendo uma pilha de pergaminhos e tomos antigos contendo informações sobre todas as habilidades conhecidas do mundo.

    Habilidades são uma forma de desenvolver seu personagem ficando ao lado dos atributos. Assim como os segundos, para que você possa desenvolver ou mesmo evoluir uma habilidade, você precisa investir pontos, chamados de Pontos de Desenvolvimento (PD).

    Cada personagem inicia o jogo com 3 PD e recebe 1 PD após cada nível de experiência.

    As habilidades são distribuídas entre vantagens e desvantagens – que podem ser adquiridas exclusivamente na criação da ficha –, conhecimentos, ofícios, perícias e habilidades propriamente ditas.

    Conhecimentos, ofícios e perícias podem ser adquiridas independentemente da classe do seu personagem, bastando observar os requisitos. Cada conhecimento, ofício ou perícia ocupa 1 aprendizado, sendo que personagens mais inteligentes podem aprender mais. Cada vez que você evolui um ofício ou perícia, você mantém o custo de 1 aprendizado.

    Diferente destes, as habilidades só podem ser adquiridas observando os domínios do seu personagem.

    CRIAÇÃO



    Além dos itens já citados, é possível criar outros tantos. Para isso, basta proceder até a Área de Criação e postar sua ideia para avaliação.
    MODELO PARA CONHECIMENTO:
    MODELO PARA OFÍCIO:
    MODELO PARA PERÍCIA:
    MODELO PARA HABILIDADE:

    VANTAGENS E DESVANTAGENS


    Diferentemente das outras formas de desenvolvimento, as vantagens e desvantagens podem ser acessadas exclusivamente na criação da ficha do personagem. As desvantagens oferecem alguma penalidade permanente. Algumas delas podem estar descritas como traços do seu personagem, como, por exemplo, curioso. Entretanto, uma vez que tenha adquirido uma desvantagem, ela se torna algo que você não pode evitar em hipótese algum. Em contrapartida, elas oferecem um saldo positivo de pontos de desenvolvimento.

    DESVANTAGENS:
    VANTAGENS:

    CONHECIMENTOS


    Como o próprio nome já diz, conhecimentos são aquilo que seu personagem sabe em profundidade. Os conhecimentos são vantagens mais passivas e interpretativas, mas jamais subestime-os: eles podem ser essenciais para salvar sua vida ou levá-lo até aquele tesouro.

    Além de habilidades de sobrevivência, conhecimento sobre inimigos e terrenos, existem também aqueles aplicáveis na fabricação, reconhecimento e utilização de itens.

    Vale ressaltar que, na Última Terra, inexistem escolas a não ser para a aristocracia. Por isso, a língua escrita é algo que poucos dominam.

    Cada conhecimento custa um valor fixo de 2 PD.
    CONHECIMENTOS:

    OFÍCIOS


    Ofícios são habilidades utilizadas principalmente para fins comerciais. Dentre elas, destacam-se aqueles necessários para a fabricação de itens. São divididos em três níveis, sendo estes iniciante, experiente e mestre. Iniciantes podem criar itens até a qualidade ‘comum’; experientes podem criar até a qualidade ‘bom’; mestres podem criar até a qualidade ‘excepcional’. Itens de qualidade ‘lendário’ não podem ser criados por meios comuns.
    OFÍCIOS:

    PERÍCIAS


    Perícias são as técnicas adquiridas através de treinamento e atuam como habilidades que não exigem custo em energia, além de ditar o que você pode ou não executar. Diferentemente dos itens anteriores, as perícias apresentam requisitos em atributos. Custam 1 PD e algumas perícias possuem níveis, sendo necessário comprar o anterior.
    PERÍCIAS:

    HABILIDADES


    As habilidades são aquilo que tornam o você excepcional. São intimamente relacionadas com a sua classe e só podem ser adquiridas dentro dos seus domínios.

    As habilidades existem em três níveis, sendo eles 1, 2 e 3. Os níveis de habilidade referem-se ao seu potencial e também a seu custo de energia.

    Habilidades de nível 1 custam entre 10 e 15% de energia e tem o potencial para causar pequenos danos. No nível 2, o custo é entre 15 e 30% e o potencial é para grandes danos; no 3 entre 30 e 50% e o potencial é avassalador.

    As habilidades podem possuir requisitos em atributos primários e secundários ao mesmo tempo. Algumas habilidades podem possuir níveis, sendo necessário adquirir todos eles para alcançar um mais alto. A única exceção para essa regra são os feitiços, cujo nível serve a outra funcionalidade.

    Feitiços de nível 1 apresentam um número restrito de utilização; no nível 2 eles tornam-se permanentemente ativos ou podem ser ativados e desativados um número indefinido de vezes, constituindo a classe dos itens mágicos; por fim, o nível 3 são os feitiços especiais que requerem ou uma grande quantidade de requisitos para sua fabricação, ou uma grande quantidade de feiticeiros para canalizá-lo.

    DOMÍNIO:

      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 2:44 pm