[Sistema] Atributos de personagem

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    Mensagem por O Fundador Qua Out 10, 2018 4:48 pm

    OS TRÊS CAMINHOS


    [Sistema] Atributos de personagem RPG-Atributos-fw

    Todo ser vivo no universo do Condenação RPG é constituído em três aspectos básicos nos quais pode evoluir e que ditam suas capacidades e habilidades. Tratam-se de três dimensões, três pilares que sustentam quem ele é no mundo: CORPO, MENTE E ESPÍRITO.

    Estes são os aspectos constitucionais de um ser e que podem ser evoluídos independentemente, constituindo os três caminhos de desenvolvimento. De acordo com a forma que forem trilhados, vão construir modos de jogo e estilos de personagem.

    Cada classe, potencialmente falando, pode se beneficiar mais de um desses aspectos, dependendo do modo de jogo que escolher. Cada habilidade possui um marcador correspondente a um destes aspectos ficando debaixo da égide de um dos três caminhos.

    Os três caminhos são considerados atributos secundários, enquanto suas subdivisões, os seis outros atributos, são primários. Os atributos podem ser desenvolvidos através de pontos recebidos toda vez que se passa de level de personagem em níveis de atributos. Estes níveis, respectivamente, F, E, D, C, B, A e S são níveis interpretativos. Eles, sem dúvida, são parte muito importante dos personagens, mas não são tudo. No Condenação RPG o sistema é todo voltado para a interpretação.

    VIDA


    De forma muito simples, este atributo mede sua saúde e o quão perto da morte você está. Todos os personagens possuem 100% de vida, mas não pense que isso significa a mesma coisa para todos. Este atributo é principalmente mediado pelo atributo secundário Corpo que opera como um modificador para os danos sofridos. Assim, para um personagem com Corpo em nível F uma facada pode significar um dano fatal, enquanto para outro com nível S certamente não.

    O atributo vida pode ser regenerado lentamente sempre que seu personagem estiver fora de batalha e sem exercer esforço físico e se regenera mais rapidamente quando você se alimenta, dorme ou descansa.

    Como parâmetro geral, entende-se:

    ➢100% de vida: em plenas condições.
    ➢Até 60%: ferimentos leves e não incapacitantes.
    ➢Até 30%: ferimentos moderados ou medianamente graves que podem produzir alguma incapacitação como redução de força e velocidade.
    ➢Abaixo de 10%: alta gravidade. Você precisa de cuidados médicos urgentes. Seus sentidos falham e é possível perda de consciência.
    ➢0% de vida: morte.

    ENERGIA


    Da mesma forma que a vida, a energia também é medida em 100%. Entretanto, diferentemente do outro atributo, a energia recebe modificação de todos os atributos secundários, dependendo do tipo de habilidade que você fizer uso. Assim, se você é um guerreiro que faz uso de habilidades corporais, vai se beneficiar mais dos redutores do atributo secundário Corpo, enquanto magos tendem a se beneficiar mais de Espírito ou Mente.

    O atributo energia pode ser regenerado lentamente sempre que seu personagem estiver fora de batalha e sem exercer esforço físico, psíquico ou espiritual e se regenera mais rapidamente quando você se alimenta, dorme ou descansa.

    Como parâmetro geral, entende-se:

    ➢100% de energia: em plenas condições.
    ➢Até 60%: você começa a sentir algum desgaste.
    ➢Até 30%: você está cansado. Suas habilidades começam a perder eficiência.
    ➢Abaixo de 10%: você está beirando a exaustão. Continuar a exigir de si mesmo a partir daqui é perigoso.
    ➢0% de energia: inconsciência.


    ESTADOS


    Estados são modificadores interpretativos que podem ser adicionados pelas mais diversas razões, como uso de habilidades, cansaço, ferimentos, etc. Cada narrador poderá adicionar os estados que julgar conveniente. Alguns deles são: confusão, torpor, tontura, fraqueza, etc.


    ATRIBUTOS PRIMÁRIOS


    Atributos primários são subdivisões dos atributos secundários. Referem-se a aspectos ativos da constituição do personagem e, portanto, podem ser treinados e desenvolvidos diretamente. Estes atributos são aqueles que vão ditar a chance de sucesso em uma dada tarefa, a precisão e a potência das ações dos personagens.

    • PODER (Espírito)
      O poder é a capacidade de afetar o mundo através da energia espiritual. É ele que dita o quão poderosas serão suas magias, o quão longe elas podem alcançar ou quanto dano podem causar.
      Palavras-chave: manipulação energética; potência energética; amplitude energética.
      NÍVEIS:

    • CARISMA (Espírito/Mente)
      Refere-se à capacidade de um personagem de afetar e influenciar estados de espírito em outros, de ler comportamentos e de habilidade social. Não significa que aquele que tem carisma será sempre um sedutor, já que a capacidade de gerar medo e estados negativos também é relativa a este atributo.
      Palavras-chave: influência; manipulação; persuasão.
      NÍVEIS:

    • INTELIGÊNCIA (Mente)
      Pessoas inteligentes são capazes de processar informações e fazer ligações com elas. Quanto mais inteligente você for, mais eficiente se tornar esse processo. Além disso, este atributo se refere também à memória e é essencial para aqueles que buscam o conhecimento e o aprendizado. A inteligência é também uma tributo chave para as habilidades mentais.
      Palavras-chave: pensamento; percepção; memória.
      NÍVEIS:

    • DESTREZA (Mente/Corpo)
      Destreza se refere à capacidade de fazer as coisas de modo certo. Habilidades manuais ou mesmo de combate se beneficiam deste atributo. A destreza é mais relativa à motricidade fina do que ampla, ou seja, tem mais a ver com detalhe e precisão de movimento. Ter destreza significa ter um bom controle sobre o seu corpo.
      Palavras-chave: eficácia; precisão; coordenação.
      NÍVEIS:

    • FORÇA (Corpo)
      A força é o atributo que mete o quanto você pode afetar fisicamente o mundo apenas com seus músculos. É um atributo chave para o dano físico e também relacionado ao quanto de peso você pode carregar medido em carga, que é o máximo que pode carregar sem que se torne cansativo e esforço máximo, que é o máximo que você consegue levantar fazendo muito esforço e podendo carregar por curtas distâncias.
      Palavras-chave: dano físico; potência física; resistência a impacto.
      NÍVEIS:

    • MOVIMENTO (Corpo/Espírito)
      Acrobatas e corredores se beneficiam deste atributo – e aqueles que precisam fugir. Ele mede a forma como você se movimenta, tanto em velocidade quanto em qualidade. Este atributo também é responsável pelos seus reflexos e esquiva.
      Palavras-chave: velocidade; equilíbrio; elasticidade.
      NÍVEIS:


    ATRIBUTOS SECUNDÁRIOS


    Diferentemente dos atributos primários, os atributos secundários são aqueles que se referem aos aspectos passivos dos personagens. Recebem esse nome porque não podem ser evoluídos diretamente, apenas indiretamente. Conforme se fortalece um aspecto ativamente, é natural que se ganhe também resistência, sendo esta uma das palavras chave desses atributos. São eles também que ditam quanto tempo seu personagem leva para alcançar a exaustão e também quantas vezes pode fazer uso de suas habilidades. São os atributos de resistência e também aqueles que aumentam a sua capacidade de usar habilidades por um número maior de vezes. Cada nível oferece uma redução do custo total (mínimo por habilidade é 1%).

    • CORPO
      Corpo se refere à sua constituição física, à sua imunidade e capacidade de resistir a danos de origem física. Quanto maior este atributo for, mais você pode suportar ferimentos e até mesmo a for. Este atributo também se refere à sua energia, portanto, se você não quer se cansar logo, este é um atributo a se observar.
      Palavras-chave: vigor; resistência física; vitalidade.
      NÍVEIS:

    • MENTE
      Refere-se ao quanto você pode suportar psiquicamente. Este atributo é importante em testes de resistência psíquica contra imposição de estados alterados, contra ilusões, invasões e manipulação mental, mas também contra impactos psicológicos como trauma e tortura. Também é o atributo que mede a disposição psíquica. Quanto maior ele for, mais você poderá se esforçar psiquicamente sem se cansar.
      Palavras-chave: ânimo; resistência psíquica; resiliência.
      NÍVEIS:

    • ESPÍRITO
      Atributo relacionado à resistência a influências espirituais, tais como possessão ou efeitos de maldições e habilidades. Este atributo é também essencial aos que almejam se destacar na magia, pois mede quantas delas você será capaz de usar antes de se cansar por completo.
      Palavras-chave: energia; resistência espiritual; força de espírito.
      NÍVEIS:


    EVOLUÇÃO EM NÍVEIS


    Os atributos de personagem são classificados em níveis de interpretação que podem ser evoluídos com Pontos de Atributo (PA) recebidos a cada vez que o personagem evoluir um level. O pontos são recebidos da seguinte forma:

    Inicial: 8 PA

    Por nível: 4 PA

    Nível final (50): 42 PA

    A partir deste, não é mais possível acumular PA e o personagem não mais poderá progredir desta forma. Portanto, cada personagem poderá ter um máximo de 200 PA para distribuir em níveis na progressão abaixo. Para elevar um atributo primário é preciso investir a quantidade de pontos citada em cada um.

    Já nos atributos secundários são evoluídos indiretamente, sendo que estes recebem pontuação conforme os níveis dos atributos primários. Atributos primários puros (poder, inteligência e força) contabilizam um valor inteiro e mistos a metade deste valor, conforme a tabela abaixo:
    PONTOS POR NÍVEL DE ATRIBUTO
    NÍVEL ATRIBUTO PURO ATRIBUTO MISTO
    Nível F
    0
    0
    Nível E
    2
    1
    Nível D
    4
    2
    Nível C
    6
    3
    Nível B
    8
    4
    Nível A
    10
    5
    Nível S
    12
    6


    Assim, um atributo secundário, no caso CORPO, evolui conforme o seguinte exemplo:
    Destreza D (2) + Força D (4) + Movimento D (2) = 8

    Para subir um nível de atributo é necessário alcançar uma determinada quantidade de pontos. O número se refere ao total de pontos distribuídos naquele atributo, ou seja, se você investiu 4 pontos para subir um tributo do nível F para o E será necessário investir mais 4 para atingir o nível D, somando um total de 8 pontos. Embora os níveis só sejam computados uma vez que se tenha atingido o valor necessário, a diferença de pontos pode ser levada em consideração pelo narrador em caso de empate.
    EXEMPLO:
    Se um personagem tem Força nível E com 4 pontos e trava uma queda de braço com um personagem com Força nível E, mas com 5 pontos, o segundo vencerá.

    Os níveis interpretativos de atributos são atingidos quando o personagem alcança os seguintes valores:

    NÍVEIS DE ATRIBUTO
    NÍVEL ATRIBUTO PRIMÁRIO ATRIBUTO SECUNDÁRIO
    Nível F
    Inicial
    Inicial
    Nível E
    4
    4
    Nível D
    8
    8
    Nível C
    16
    12
    Nível B
    32
    16
    Nível A
    64
    18
    Nível S*
    128
    20

    *Apenas um atributo pode ser elevado ao nível S.

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