[Sistema] Experiência e evolução

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    Mensagem por O Fundador Qua Out 10, 2018 4:49 pm

    EXPERIÊNCIA E EVOLUÇÃO


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    O tempo e a experiência o tornam mais forte. No Condenação RPG, isso é medido através do seu nível de experiência. Para ganhar níveis de experiência, você precisa adquirir pontos de experiência, ou simplesmente XP.

    Embora os níveis de experiência e os pontos de evolução – que você pode entender a respeito logo abaixo – sejam importantes à medida que descrevem o que você pode ou não fazer, é importante salientar que eles não são tudo. O Condenação RPG é um sistema baseado em interpretação onde o que é mais importante é justamente isso: a interpretação. Mas, é claro, você pode adicionar a isso uma pitada de sorte.

    Os níveis de experiência não são lineares. Isso quer dizer que, a cada nível, fica um pouco mais difícil evoluir. Os níveis seguem uma fórmula muito simples, bastando adicionar um 0 após o seu nível atual para saber quanto você precisa para o próximo.

    Portanto, desta forma:
    • Nível 1: 10xp para passar ao nível 2;
    • Nível 2: 20xp para passar ao nível 3;
    • Nível 10: 100xp para passar ao nível 11.


    Isso deve proporcionar uma maior fluidez no início do jogo e também maior dificuldade ao final.

    Não existe limite máximo de nível de experiência no Condenação RPG. Entretanto, você vai receber PA apenas até o nível 50, conforme explicado abaixo.

    Existem algumas formas de receber XP no mundo de Condenação RPG, sempre a critério do narrador decidir quando é ou não aplicável:
    • Por participação: a cada resposta no jogo você ganha 1 XP. Isso vale para todos os modos de jogo, inclusive o livre, podendo ser solicitado ao final da trama. No modo aventura, a XP é recebida sempre que o personagem entrar em segurança;
    • Por realização: toda vez que você realizar algo excepcional, você recebe uma bonificação de 1 a 5 XP. Uma realização pode ser a confecção de um item, a solução de um enigma, desarmar ou mesmo descobrir uma armadilha, mas precisa apresentar algum nível de dificuldade;
    • Por vitória: derrotar um monstro ou inimigo confere o nível do inimigo em XP; derrotar, nesse sentido, vale também para situações sociais como enganar ou convencer alguém em uma situação difícil;
    • Matar um arqui-inimigo: confere XP referente ao total que ele precisa para passar de nível no nível atual, por exemplo, 10 no nível 1 ou 200 no 20;
    • Por completar uma missão: encerrar uma missão confere uma quantidade adicional de 5 a 25 XP, dependendo da dificuldade e do sucesso;
    • Derrotar um inimigo lendário: 100 XP ou um nível inteiro, o que for maior, sendo esta a maior bonificação possível e também a mais difícil.


    EVOLUÇÃO


    Existem duas formas de se evoluir no Condenação RPG que são, respectivamente, os Pontos de Atributos (PA) e os Pontos de Desenvolvimento (PD).

    Cada personagem inicia o jogo com 8 PA e recebe 4 PA cada vez que ganha um nível de experiência. Existe uma exceção a essa regra, que é quando atinge o nível 50, neste caso, recebe 42 PA. Após este nível, não é mais possível receber Pontos de Atributos, ficando com um total de 200 PA.

    Os Pontos de Atributos, como o próprio nome indica, servem para desenvolver os atributos do personagem. Você pode saber mais sobre os atributos e o custo para elevar um atributo aqui.

    Já os PD permitem desenvolver o personagem em termos do que ele sabe ou pode fazer. Através desses pontos, você pode adquirir vantagens, conhecimentos, ofícios, perícias ou habilidades. O valor inicial é de 3 PD e de mais 1 PD a cada nível. É possível aumentar o número de PD inicial ao se adquirir Desvantagens, que são modificadores passíveis de serem aplicados apenas no momento da criação da ficha. Você pode ler mais sobre o desenvolvimento aqui.

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